quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Controle Financeiro na Premier League

Nessa quinta feira, feriado da Proclamação da República no Brasil, houve uma reunião em Londres com os 20 clubes da Premier League. O assunto foi o controle de gastos dos clubes, ou seja, diminuir os prejuízos dos time e da Liga em geral. Temporada passada o prejuízo acumulado dos clubes foi de £ 361 m, sendo do Manchester City de £ 197 m.

A Premier League está querendo repetir o que a UEFA já está colocando em prática, o Fair Play Financeiro, onde o clube não pode gastar com salários e transferências mais o que arrecada, podendo operar com prejuízos pequenos durante os três primeiro anos do FPF. Possíveis punições só aconteceriam em 2018. Como já disse inúmeras vezes, sou a favor da ideia, mas do jeito que querem, o modelo vai privilegiar os maiores clubes, com uma base maior de torcedores poderão arrecadas mais, logo gastar mais.

E também fico puto porque esse projeto surgiu para nos brecar e não vejo ele sendo tão comentado agora quando um time francês, o presidente da UEFA é francês, está gastando horrores na contratação de super estrelas. Por coincidência, o filho desse presidente é tipo um consultor do time em questão. Estranho, muito estranho.

Sobre a Premier League, a ideia do controle ainda está em fase embrionária e para qualquer mudança ser aprovada é preciso que pelo menos 14 dos 20 times estejam de acordo. Haverá uma forte pressão de vários clubes para que isso evolua. Os relatórios financeiros estão sendo liberados aos poucos e Man Utd, Arsenal e Chelsea, primeiro ano com lucro após a compra por Romam Abramovich, tiveram receitas maiores que suas despesas na temporada 2011-12. O nosso ainda não saiu, estou ansioso, espero menos de £ 197 m, numa faixa entre £ 80- 100 m de prejuízo.

A posição do City deve ser a mesma de quando a UEFA lançou o FPF, não fez escarcéu, está trabalhando para se adequar as regras. Mas na Premier League, o clube pode ser ouvido e até votar contra, se o projeto for muito absurdo, impossibilitando que o clube jogue dentro dessas regras. Um clube que já está bem contrário é o Fulham. O time de Londres, de propriedade de Mohamed Al-Fayed, não está muito interessado que haja esse controle. Para eles, clubes gastariam o quanto quisessem.

O projeto ainda está sendo discutindo. O dono do Wigan disse que podem seguir o modelo de "break-even" da UEFA, já há correntes que falam no teto salarial pago aos jogadores, muito possivelmente isso deve ter saído dos donos americanos porque esse conceito já é muito difundido nos esportes dos EUA. Ou mesmo limitar o gasto com salários, mas permitir um aumento de 5% a cada temporada. Mais ideias surgirão.

Os clubes não definiram nada hoje e se reunirão novamente em fevereiro para mais uma rodada de conversações. Com certeza haverá grande pressão dos times que apresentarem lucro. O City tem um projeto de se tornar um clube auto sustentável como afirmou Khaldoon Al Mubarak em entrevistada dada após o final do último campeonato, só que é um projeto bem complicado. O clube ainda terá que remar muito e agir em duas frentes: conter os gastos, bastante!, e alavancar as receitas.

Nesse segundo quesito, o clube procurou gente que foi responsável pelo crescimento financeiro do Barcelona e conta ainda com o novo contrato de direitos de transmissão do campeonato que é substancialmente maior que o corrente. Dizem que o valor arrecadado pelo City na última temporada, valor recorde da Premier League, deverá ser alcançado por times intermediários. O Manchester City tem o potencial por ser um time ainda novo no cenário mundial. Com os títulos chegando e boas campanhas, o clube aumentará sua base mundial de fãs.

O lado da redução de gastos é, na minha opinião, o mais importante. Os custos com contratações estão caindo a cada janela de transferência. Eu achei que não iríamos gastar tanto nessa última janela, fazendo uma conta por alto, deve ter chegado na casa de £ 40 m, melhor que na temporada anterior, mas alto ainda. Essas contratações chegam ao clube com salários bem maiores que seriam pagos por outros clubes. Temos alguns jogadores que recebem mais de £ 200 mil por semana. E o clube ainda está renovando, por períodos longos, com sua espinha dorsal por salários ainda mais altos.

Eu acho que esses salários altos ainda mostram que o clube ainda não está num patamar que eu achava que estávamos, de ser convidativo apenas no aspecto esportivo, mas precisa oferecer mais para atrair jogadores.

Com restrições na Europa e sendo criadas internamente, Mancini tem que se adequar. Não vai adiantar ficar  reclamando que não recebeu os jogadores que queria. Tenho certeza que a diretoria do City gostaria de contratar todo jogador que fosse indicado por ele, mas isso não é possível, infelizmente. O elenco do City é ótimo, precisa de mais um armador, e serve fácil para brigar pelo bi campeonato da Premier League. Os recursos disponíveis para contratação virão basicamente da venda de jogadores. Clube terá que vender bem para comprar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário