quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Manchester City: 1.000 gols

Depois de algumas semanas para compilar os dados, consegui caçar todos os gols do Manchester City desde o começo da Premier League, na temporada 1992/93. E o clube está a menos de 30 gols de se tornar apenas o nono time a conseguir alcançar a marca de 1.000 gols.

Essas informações trazem os nossos gols em cada temporada que jogamos a Premier League, quem é o maior artilheiro do clube na competição em todos os tempos, além de que países vêm esses gols. Até hoje 47 times participaram da nova era do campeonato inglês e o City fez gols em todos eles, exceção a um.

Vocês pensariam: "não fez gol nele mesmo". Obviamente vocês não se lembram que o rei dos gols contra na Premier League jogou muito tempo pelo nosso time, o grande Richard Dunne. Brincadeiras a parte, o único clube que jogou a Premier League e nunca teve que buscar um bola na rede contra o City foi o Barnsley. Isso acontece porque na única, em 1996/97, que jogaram a primeira divisão inglesa na história, o Manchester City estava sofrendo na segunda divisão, quase indo para terceira, o que aconteceu na temporada seguinte.

 A história de gols do City na Premier League começa com um gol em casa na sua primeira partida na competição recém criada. O jogo era em Maine Road ainda, o adversário foi o QPR e o gol foi cortesia do Sr. David White aos 37 minutos. Branquinho terminou o nosso artilheiro com 16 gols. A partida foi realizada em 17/08/1992.

Para se tornar centenário foi necessário esperar a terceira temporada. Em 27/08/1994, o adversário em Maine Road era o Everton e era necessário marcar três gols nos Toffees, fomos além disso, ganhamos por 4-0 e o autor foi Paul Walsh.

A demora para marcar 500 gols se deve a instabilidade dos Citizens na primeira divisão. No final da década de 1990 e começo da de 2000, o time vivia no io-iô entre divisões e só se estabilizou na Premier League em 2002/03, dessa temporada até hoje, e por um futuro longo, o time só jogou e jogará na primeira divisão.

Demorou o 500, mas chegou e novamente foi em casa. Dessa vez não em Maine Road, mas no City of Manchester Stadium, ainda não tínhamos vendido o nome do estádio para a Etihad. O autor foi Shaun Wright-Philips, jogador da base do time, e o oponente o Portsmouth, hoje na quarta divisão. Ganhamos por 6-0 e o gol de número 4 foi o 500.

Com o gol de Lampard marcado contra o Leicester, o Manchester City chegou a marca de 972 gols e agora restam 28 gols para o Volkswagen lançar uma edição especial de gols 1.000 na cor azul céu. Com 22 jogos por fazer, é impossível de se imaginar que esse número não será batido. A média atual de gols é pouco maior que 2 gols por partida, então, se mantiver essa média, o gol sairia contra o Burnley fora de casa. Acho que pode ser bem antes, mesmo sem atacante nato nas próximas rodas, mas o time está engrenando.

Quem terá essa honra?

Aqui estão os dados:
Gols por temporada


Artilheiros



Gols por País



Gols por Time

3 comentários:

  1. Parabéns! Excelente trabalho! Afinal é para isso que você ganha. Para nos manter bem informados!

    E qual o time que teve a capacidade de sofrer um gol do Jô? Eu não lembro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem foi sarcasmo né?....rs

      Por coincidência foi no dia do gol 500, contra o Portsmouth, ele fez o primeiro no 6-0. Para piorar a situação o Ched Evans fez o único gol dele na Premier League nesse jogo. Como diria Milton Leite: " que faaaaaaaaaaaaaaaase do Pompey".

      Foi uma boa semana para o Jô, na partida anterior, ele havia amrcado os dois gols na vitória por 2-1 sobre um time do Chipre, fora de casa, pela Copa da UEFA.Todos pensávamos, agora vai. Foi nada.

      Excluir
    2. Parabéns pelo post, Carlos!! Um PVC azul e branco. Deusulivre!

      Excluir