domingo, 6 de agosto de 2017

Sergio Aguero e suas marcas.

A nova temporada do Manchester City começa oficialmente no próximo sábado, será a partir dessa partida contra o Brighton & Hove Albion que os números para fins estatísticos iniciarão a contagem e Sergio Aguero tem muito interesse nessa nova temporada: poderá se tornar o maior artilheiro de todos os tempos com a camisa do time azul de Manchester. Essa apenas uma das marcas que ele poderá alcançar.

Rumo ao topo.

No começo da temporada anterior já era claro que Aguero, se mantivesse a sua média de gols, conseguiria chegar ao Top 3 dos maiores artilheiros do Manchester City. Ele era o oitavo colocado com 136 gols, para chegar ao pódio empatado com Colin Bell (153 gols). precisaria repetir a pior temporada, foram 17 gols em 2012/13. Ele fez quase o dobro: 33 gols em todas as competições ( 20 na Premier League, 5 na Liga dos Campeões e na Copa da Inglaterra e 3 na pré Liga dos Campeões).

Com esse número alto de gols, ele tomou a posição do segundo colocado também, Tommy Jonhson (166) e agora está com a prata já que colocou 169 vezes a bola no fundo das redes. O líder "momentâneo" desde 1940 é Eric Brook com 177 gols. Então Aguero tem uma tarefa nem tão árdua na sua sete temporada em Manchester, precisa de apenas 8 gols para empatar e 9 para se tornar líder isolado.

Com a média atual, seriam necessários 12 jogos para fazer 8 gols. O número de jogos é irrelevante porque só um desastre de proporções épicas impedirá dele igualar Eric Brook. Eu acho que esse número já poderia ter sido alcançado se ele soubesse bater pênaltis. Por alto lembro de 3 que ele perdeu ( 2 contra o Steaua pela pré Liga e 1 contra o Everton), deve ter mais por aí.

Por curiosidade, a lista do Top 10 de maiores artilheiros é fechada por dois jogadores com 132 gols (Billie Gillespie e Fred Tilson), o jogador mais próximo que ainda está em atividade é Yaya Touré com 82 gols. Se ele fizer 50 gols, ele fura esse top 10. Acho que o próximo jogador que pode se candidatar a uma vaga é Gabriel Jesus porque ele é novo e fez 7 em 11 partidas na sua temporada de estreia. Ainda tem um longo caminho pela frente, o desafio é gigante.

Top 10 na Premier League.

Sergio Aguero chegou a Premier League mostrando suas credenciais logo no seu jogo de estreia na liga, e no Manchester City. Ele veio do banco na partida da abertura do campeonato 2011/12 quando o City vencia por 1-0 o Swansea no Etihad, em 31 minutos em campo ele marcou duas vezes e terminou aquela campanha com 23 gols, que foi a sua temporada com mais jogos e mais minutos em campo na Premier League até hoje

Por causa de lesões e suspensões, Aguero tem uma média de 30 partidas por campeonato, tivesse menos desses problemas, é certo que ele estaria entre os 15 maiores artilheiros de todos os tempos da Premier League. Atualmente ele está em 16 º lugar a um gol de Dwight Yorke (123 a 122). Mas acho que ele não pensa pequeno, ele quer mais e mais gols.

Há uma chance realista dele entrar no Top 10 porque Teddy Sheringham é o homem a ser alcançado e ele marcou 146 vezes por Nottingham Forest, Tottenham, Man United, Portsmouth e West Ham. Fazer 24 gols ou mais, ele fez em duas temporadas (2014/15, 26 e 2015/16, 24). Eu só fico na dúvida é o seguinte, eu acho que o City fará muitos gols nessa Premier League, acho que pode até bater o recorde de gols do Chelsea, mas acho que haverá muito rodízio, e, se isso acontecer, ele ficará menos tempo em campo para guardar gols. Veremos o quê ele irá aprontar.

Aguero foi apenas o artilheiro máximo de uma Premier League em 2014/15 com os mencionados 26 gols, na temporada seguinte com 24, ele ficou a um gol de Harry Kane. Atualmente ele é o jogador no campeonato inglês que precisa ficar menos tempo em campo para marcar um gol, são 109 minutos entre cada gol, menos de um jogo e meio. Apesar desses números fantásticos, ele nunca foi eleito para a seleção do campeonato, uma vergonha.

Para chegar a ser o maior artilheiro de todos os tempos da Premier League falta mais do dobro para passar Alan Shearer e seus 260 gols, mas ele pode se tornar o líder em três, quem sabe, duas temporadas: marcar mais gols por um único clube. Dentre esses 16 jogadores com mais gols, apenas um fez todos eles por um só clube, Thierry Henry fez 175 gols no campeonato inglês, todos pelo Arsenal.

Tem uma diferença de 54 gols entre o herói do Arsenal e o nosso, se ele ficar mesmo, de verdade, até o final do contrato, que termina em junho de 2020, são mais três temporadas e essa marca do francês cai. É bom ficar de olho nesse quesito.

Para entrar, precisa de 20 ou mais.

Há jogadores que podem ter uma temporada fantástica, marcar muitos gols e ser valorizado, mas sem corresponder nas seguintes. Às vezes o esquema tático do time favoreceu, às vezes uma combinação de fatores externos como o alinhamento do planetas deu aquela ajuda básica para se marcar tantas vezes, mas se você faz isso em temporadas seguidas, você não é apenas um cara de sorte, você é um cara fora de série e isso Aguero é.

Em 2016/17 ele entrou no clube de jogadores que marcou 20 ou mais gols por três temporadas seguidas, feitos só conseguido antes por Shearer, Henry, Ruud van Nilsterooy e Harry Kane (esse último vez isso nas mesmas temporadas que Aguero). Agora os dois dos mais letais atacantes da Premier League lutarão para subir mais um degrau e deixar o holandês para trás.

Eles poderão se juntar ao Alan Shearer com 4 temporadas seguidas com mais de 20 gols e só na temporada seguinte dividir o aposento com Henry que fez entre 2001/02 e 2005/06 mais de duas dezenas de gols em todos os campeonatos ingleses que disputou. Aguero e Kane não disputam diretamente entre eles porque se um conseguir, não impede do outro conseguir, mas como é um atacante inglês, veremos uma ajudinha da mídia local.

E Kane pode roubar a segunda colocação de Aguero no quesito número de partidas para chegar a 100 gols na Premier League. Aguero precisou de 147, Kane tem 78 gols e 116 jogos. Precisaria marcar 22 antes do seu 31 º jogo no campeonato, como ele é o dono do time, tem grandes chances. Dar aquela secada básica nele.

Menos é mais.

Esse quesito é um que Aguero não tem que correr atrás para se tornar líder, mas se proteger dos concorrentes dispostos a lhe roubar o trono. O argentino é o jogador, na história da Premier League, de precisar de menos minutos em campo para marcar mais gol. Normalmente há um detalhe nessa estatística: é preciso que o jogador tenha feito 15 ou 20 gols, depende por quem é feita a análise.

Sergio tem uma média de 109,72 minutos para cada gol marcado no campeonato inglês. Da última vez que um jornal publicou algo atualizado com essa informação mostrava que o vice líder era o Henry com 121,8 minutos. Não tenho esse número para outros clubes, apenas para o Manchester City, mas sei que os possíveis inimigos de Aguero, ele os conhece bem.

Kelechi Iheanacho precisa de 106,50 de diferença entre cada um dos seus 12 gols e Gabriel Jesus, com 7 tentos, demora em média 92,86 minutos, pouco mais de um jogo. Eles ainda não alcançaram a marca de 15 gols, por isso Aguero ainda está aliviado na liderança.

Iheanacho acabou de trocar o City pelo Leicester, então eu acredito que essa média irá piorar muito. A postura do campeão inglês de 2015/16 é totalmente diferente do City, serão menos chances criadas, consequentemente menos chances de marcar gol. Jogando pelo Leicester, o nigeriano terá que aproveitar mais a oportunidades que aparecerem para ele. No City ele aproveitada, só que o número de chances era bem maior. Agora Gabriel Jesus é um ameaça de verdade.

O jogador brasileiro começará a temporada no City, não será como na anterior que chegou em janeiro. Está mais acostumado ao time, que criará muitas chances de gols em cada partida e tem uma questão climática também: nos primeiros meses, a temperatura não estará tão baixa quanto em janeiro.

Essa é uma batalha caseira que espero sinceramente que o Manchester City saia vencedor, acho que não haverá egoísmo entre os nossos jogadores, não me lembro deles negarem passes um para outro. 

Então Sergio, está tudo em suas mãos, poderemos contar com sua quebra de recordes e com o City levantando títulos?

E não se esqueçam de baixar o arquivo com as regras e planilha do Bolão SkyBlues Brasil 2017/18.

Atualização: Esqueci de uma estatística dele.

Quase perfeito.

Sergio Aguero já enfrentou 30 times na Premier League, com a volta do Newcastle à primeira divisão, o time do norte da Inglaterra poderá se proteger de ser ultrapassado pelo Tottenham como o time que mais sofreu gols do argentino: 11 x 10 para os Magpies. E nessa Premier League teremos dois estreantes, o Huddersfield Town e o Brighton and Hove Albion, essa na nossa partida de abertura do campeonato no sábado (está logo ali).

Com a chegada desses dois novos times, Aguero poderá aumentar o número de escalpos na Premier League ( na Copa da Inglaterra, o Huddersfield já buscou duas vezes a bola na rede), já vai ter que cair matando na estreia, sem dar chance ao azar e perder aquele caminhão de gols. Por enquanto o único clube que poder gritar "Aqui não quiridinha" (Mendonça, Rômulo) é o Bolton, que teve o Aguero pela frente e se negou a tomar gol dele. Dos trinta times que tiveram que lidar com Aguero, só o Bolton negou a ele a felicidade máxima ao um atacante.

Estou acompanhando o progresso deles na segunda divisão, na primeira partida perderam em casa para o Leeds United por 3-2. Ainda faltam 45 partidas, confiamos em vocês!

Clica na imagem para ampliar.
Página da Premier League que confirma o estatística sobre o Bolton ser o único a negar um gol a Aguero no campeonato inglês e também como ele fica apenas atrás de Henry na relação gols marcados contra times enfrentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário