sábado, 5 de maio de 2018

EPL # 37 - Man City Vs Huddersfield

No tour final da Premier League, o Manchester City receberá o Huddersfield no Etihad Stadium no domingo, na parte da manhã, à 9:30 no horário de Brasília. O jogo terá transmissão dos canais ESPN.

Esse será o penúltimo jogo do City em casa nessa Premier League, o último será contra o Brighton na quarta feira, e também tem tudo para ser o penúltimo jogo do monstro Yaya Touré com as cores do Manchester City, já está certo que ele encerrará na quarta feira, dia 09 de maio, 4 dias antes do seu aniversário, quando fará 35 anos. O chato é que tem jogo no dia 13, contra o Southampton, pena que é no sul do país. Não seria legal demais o último jogo dele ser em casa no dia do aniversário?

Esse jogo diante do Brighton será uma semana antes de completar um ano da despedida de outro herói do City: Pablo Zabaleta jogou com as nossas cores pela última vez no dia 16 de maio de 2017 após 333 jogos e oito temporadas. Yaya não chegará a tantos jogos, tem hoje 315 em sete temporadas, mas o marfinense sairá com dois títulos a mais na conta que o argentino. Gente, o tempo é cruel mesmo, daqui a pouco estaremos chorando as despedidas de Kompany, David Silva e Sergio Aguero, que por alto parece ter um título a menos que os outros dois, ele chegou após a conquista da Copa da Inglaterra de 2010/11, mas sairá com a marca de maior artilheiro da história do clube, precisará de uns 10, 15 ou 20 anos para alguém chegar perto dele ainda.

Eu sei que caiu um "cisco" no olho de vocês, mas sejam fortes e engulam essas lágrimas, esses jogadores deixarão o clube, é inevitável, temos que lembrar os grandes momentos que eles nos proporcionaram e futuras estrelas o farão também como Sterling, Sané, Bernardo Silva....

Os recordes de gols, vitórias e assistências já são cantados por todo mundo, o de gols marcados em uma temporada da Premier League pode cair antes do intervalo, então eu tenho que levantar uma informação diferente, bem específica e que não mudará o preço do ouro no mercado futuro: o tempo do City na liderança em seus jogos nas duas temporadas do Guardiola.

Primeiramente por que apenas nessas duas temporadas? Bem, eu só comecei e levantar essa informação no meio dessa temporada e não estava com muita paciência de buscar para trás, quem sabe no futuro, no melhor estilo "na volta a gente compra". E como é contado? Eu separo o jogo em possíveis três fases: empate, derrota e vitória para ver quanto tempo na partida o City está em cada uma delas, eu conto o jogo como 90 ou 120 minutos, não levo em consideração os acréscimos porque se vocês notarem a soma dos tempos dos jogadores em campo no site da Premier League, mais fácil ver com os goleiros, o líder tem o número  de jogos que atuou vezes 90. Ou é um combinação muito da foda que o resto nessa divisão é zero ou eles não contam.

Na temporada 2016/17 em apenas uma competição o City teve mais minutas a frente no marcador do que somados empate e derrotas, foi na pré liga dos Campeões, dois jogos molezinhas contra o Steaua Bucareste. Na Premier League até ficou mais tempo vencendo do que empatando ou perdendo, cinco minutos a frente do empate. Olhando esses números eu não tinha comparação até o Pep Guardiola fazer sua revolução na troca de uma temporada para outra.

O City ainda tem 270 minutos de bola rolando nessa temporada, todos na Premier League, e mesmo que ele não fique na liderança em nenhum desses minuto ( mais fácil imaginar que eu ganhe a Mega Sena acumulada), o total de minutos na frente no campeonato inglês será superior a soma dos outros dois, seria 124 minutos a mais na liderança, isso é quase um jogo e meio na frente!

Para ser mais vitorioso que empatado E derrotado na temporada em geral, Guardiola precisa que seus jogadores fiquem 60 minutos a frente no placar, ou seja, se amanhã estiver vencendo a partir 30 minutos do primeiro tempo até o apito final, o City pode dar os dois jogos de lambuja para o Brighton e Southmapton. Entretanto nenhum jogador do time gostará de dar uma derrota ao Yaya no seu adeus, querem dar aquela despedida como deram para o Zabaleta.

O City parece mostrar seu domínio não apenas na quantidade de vitórias, gols marcados, mas sabe impor isso de forma muito cedo ao adversário que ou se limitará a não sofrer mais gols (times pequenos fizeram isso) ou terão que se expor muito mais, criando facilidades para o City atacar.


Jogo da taça e festa!

Finalmente a taça será entregue e erguida por Vincent Kompany pela terceira vez na história. Após jogar duas partidas com o título na mão e hora de ver essa belezura sendo celebrada pelos jogadores e principalmente torcedores. Será que teremos mais uma invasão de campo como contra o Swansea? Nenhuma entidade puniu o City porque entendeu que foi algo sem ofender ou colocar risco aos jogadores, comissão técnica e torcedores adversários. 

Naquela briga para chegar aos cinco jogos e ganhar uma medalha, o único jogador que pode fazer isso amanhã é o Phil Foden pois tem 4 jogos. Na última partida ele ficou os 90 minutos no banco, entrou o Lukas Nmecha da base, será que Guardiola dará a quinta partida para ele? Eu não me surpreenderia de jeito nenhum vê-lo no time titular, jogo será em casa, contra um time que luta para não cair no campeonato ganho. Agora se não jogar, com duas partidas por fazer, ele subirá ao pódio para pegar a sua medalha de "honra ao mérito" amanhã? Eu tenho muito essa curiosidade, mas prefiro que ele receba junto com seus companheiros.

Aguero estava em tratamento em Barcelona para chegar 100% na Copa do Mundo, voltou ou voltará para Manchester, segundo o clima tempo está 23 º lá com sol, tempo não está ruim em Manchester não, para participar da festa. O desfile será realizado na segunda feira dia 14.

Championship.

Amanhã será a última rodada da segunda divisão antes dos play offs e o Bolton muito me preocupa, pode cair para a terceira e ferrar os planos do Aguero marcar gols em todos os times contra qual jogou na Premier League. O Bolton precisa vencer seus jogos e torcer para que Burton (22) e Barnsley (21) não vençam e o Birmingham (20) perca por goleada para passar no saldo de gols, o Bolton precisa que dois desses três times o ajudem.

Todas as partidas começarão às 8:30 ( uma hora antes do jogo do City) e o Bolton recebe Nottingham Forest (17) sem ambição alguma, o Burton visitará o Preston North End (7) na luta por vaga nos play offs, o Barnsley também enfrentará um time que luta por play offs fora da casa, Derby Count (6) e o Birmingham recebe o Fulham (3) que luta com o Cardiff (2) por vaga direta na Premier League. Wolverhamton já é campeão, Aston Villa (4) e Middlesbroug (5) já estão nos play offs e o Sunderland caiu sem para quedas da Premier League para a terceira divisão.

Dos três times que lutam por vaga nos play offs (Derby, Preston e Millwall), Aguero nunca os enfrentou na Premier League (talvez na vida), então qual deles conseguir essa vaga restante, terá a minha torcida para ser a nova vítima de Sergio "KUN" Aguero!

Man City vs Huddersfield (desde 1992):





Jogadores suspensos: não há.

Jogadores pendurados: não há.

Juiz da partida: Mike Dean. Completará 50 anos em julho, será que se aposenta agora? Esse juízes mais velhos poderiam se aproveitados com os árbitros de vídeo, tendo o que reclamar ou não, esses caras tem experiência e não precisarão mais correr 90 minutos.

Apitou dois jogos nosso na temporada, duas vitórias por 2-1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário